quarta-feira, 29 de março de 2017

Bullying no trabalho!

Bullying no... trabalho! Magoar é de graça. É de borla mesmo! Para algumas pessoas dizer aquele comentário que nos tira o sorriso da cara custa tanto como dizer um simples "Bom dia". Excepto pelo facto de muitas vezes nem um "Bom dia" dizerem. Pouco lhes importa o sentimento dos outros... Pelo contrário, o seu próprio ego alimenta-se da tristeza alheia! Quais "Dementors" acabados de sair do mundo do Harry Potter. E o que mais me irrita nestes seres é a constante falta de educação. Para eles a sua liberdade não acaba quando começa a liberdade do outro. Não há qualquer distinção entre o que deve ser pensado e o que deve ser dito.

Resolvi escrever este texto porque na semana passada me deparei com uma situação destas. No meu caso for por ser a única estrangeira, que só por não estar no seu país não tem qualquer direito a opinar ou a constatar uma simples situação. Pelo menos é a mentalidade de algumas pessoas. Inocentemente comentei o meu descontentamento relativamente aos pingos de chuva que caíam do céu. Pelo que a resposta foi: "Não gostas da meteorologia daqui? Volta para o teu país!". Nem foi a frase em si que magoou. Foi o tom com que foi dita. Com puro rancor. Esta não foi de todo a primeira situação em que um comentário desta minha colega me deixou completamente perplexa. Mas a frase "Volta para o teu país!" foi de longe a que mais me custou ouvir até hoje! Afinal, saberá ela o que é ter de deixar tudo para trás e partir em busca de uma vida melhor? Saberá ela o quão duro é passar o Natal sem a família?

Fiquei a pensar para mim mesma que não devo ser só eu a conviver com este tipo de seres humanos. Principalmente no trabalho. Quer seja por se ser estrangeiro ou por uma outra situação qualquer. E por isso mesmo quero aqui deixar uma palavra para quem já se sentiu assim. Magoado. Humilhado. Para aquela pessoa que não consegue responder com a mesma moeda, ora porque é demasiado educada, ora porque aquele comentário descabido surgiu de repente e nós mal tivemos tempo para assimilar o que foi dito, quanto mais para pensar numa resposta à altura!




Pena. O que vocês devem sentir por essa pessoa é pena. Já imaginaram o quão triste deve ser ter de magoar alguém para se sentir mais confiante? Para além disso, as minhas pesquisas de detective privado levaram-me a constatar que muitas vezes essas pessoas têm imensos problemas pessoais, e que por isso mesmo se acham no direito de descarregar a sua azia venenosa em cima de qualquer um. Essas pessoas não sabem o que é um sorriso sincero, um gesto de carinho. Nunca sentiram aquela sensação de pura alegria que resulta do simples acto de praticar o bem. Como quando eu alimento um gato na rua e o vejo a saborear a comidinha...

Ninguém tem o direito de nos estragar o dia. E como nós não podemos controlar o comportamento dos outros, resta-nos controlar as nossas próprias emoções e deixar fluir essas energias negativas para fora do nosso corpo, para onde a nossa mente não as possa encontrar.




1 comentário:

  1. Olá Diana
    Era capaz de apostar que estás na Bélgica.
    Como te compreendo.
    Falo do tempo, claro.
    Em relacao ao resto nem fazes ideia de como poderia ser pior. Imagina tudo isso e muito mais nas mãos de um teu chefe directo com perfil psicológico narcisista...

    Beijinho
    Http://www.alfredorodrigues.com

    ResponderEliminar